Este trabalho se dá como uma reflexão sobre o viver, morar, ser e trabalhar na atualidade, e como os artifícios tecnológicos e novas redes de comunicação vêm nos transformando e transformando a maneira como agimos. Desse ponto de partida, proponho através da utilização das tecnologias da informação como ferramentas facilitadoras de interações entre seres humanos e entre seres humanos e máquinas investigar novas possibilidades de inovação nos processos cotidianos e transformá-los com foco na melhoria da experiência dos usuários.

Por meio de análises histórico-sociais, busco compreender os processos pelos quais estamos vivendo na contemporaneidade, entendendo assim a dinâmica do pensamento coletivo e como este influencia a maneira como vivemos e nos comportamos e quais os problemas que enfrentamos no cotidiano. Considerando uma extensa observação e utilizando diferentes perspectivas de diversas áreas do conhecimento, busco encontrar um ponto de fragilidade em algum sistema social e com os artifícios do design, mapear uma proposta de solução para esse problema.

O modelo de desenvolvimento do projeto será conduzido mediante a abordagem do Design Centrado no Usuário, seguindo o guia prático desenvolvido pela IDEO (consultoria de design de produtos e uma das precursoras do modelo que é popularmente conhecido como Design Thinking).

O Design Centrado no Usuário, destaca o fato de que por trás de qualquer problema percebido no dia-a-dia, existe um humano que vivencia essa situação. O foco dos esforços na criação de soluções válidas para tais humanos é o que tem destacado as grandes inovações em serviços e produtos na contemporaneidade.